Um programa dedicado ao escritor Eça de Queirós inclui um jantar e uma peça de teatro, entre o próximo sábado e terça-feira seguinte em Aveiro. Precisamente, no último dia deste programa, 25 de novembro, foi quando o escritor nasceu, em 1845, na Póvoa do Varzim e faleceu a 18 de agosto de 1900, em França. Durante a sua vida passou por Aveiro, pela casa do avô paterno, Joaquim José de Queiroz, em Verdemilho, e de José Estêvão, na Costa Nova.
Tem um busto numa rotunda, junto à casa do avô, aliás, local para onde foi prometido, pela anterior Câmara, presidida por Ribau Esteves, mas nunca cumprido, a criação de um polo museólógico.
No sábado, o “Jantar Queirosiano” está marcado para as 20:00, no restaurante Prosa, no hotel MS – Collection, aliás, um palacete que foi propriedade da família do escritor, recuperado e transformado num hotel, de cinco estrelas, com a decoração interior inspirada no romancista. À mesa um “menu queirosiano“ do chef Rui Paula e à volta a soprano Beatriz Direito e a guitarra de Davide Amaral, com a curadoria da Fundação Eça de Queiroz. Informações e reservas pelo email prosa@mscollection.pt
No dia seguinte, domingo, a peça de teatro “Eça Agora – Contação de Histórias” sobe ao palco do Mercado do Peixe às 16:00, com base nos livros A Aia e O Tesouro, numa parceria das companhias Três Irmãos e As Contadeiras.
Nos dois dias seguintes, 24 e 25, segunda e terça-feira, a peça será apresentada nas escolas secundárias.

