A solução do Governo para a passagem do IC-1 em Estarreja, pressionado pelas intervenções para defesa da Ria de Aveiro e dos que desejam a passagem da via por uma Zona de Protecção Especial, passa pela construção de um viaduto de 5 Km.
O anúncio foi feito este sábado, em Fermelã, Estarreja, pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Mendes, e pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Jorge Costa.
O viaduto é uma parte da passagem do IC-1 naquela zona, entre Estarreja e Albergaria-a-Velha, sujeito a um processo que atravessou os últimos governos.
Uma primeira decisão colocava a passagem do IC-1 sensivelmente onde se verifica a actual solução. Contudo, esta seria reprovada por razões de protecção ambiental e colocada a Nascente da Linha do Norte e junto à A-1.
Movimentações locais, de Estarreja e Murtosa, quiseram mudar este plano e recolocá-lo a Poente da ferrovia, afastado da auto-estrada e mais perto das populações.
Posicionada onde já esteve, a passagem do IC-1 será a Poente e ao longo de 17,6 Km, com os 5 Km de viaduto, posto de abastecimento de combustíveis, passagens superiores, inferiores e com ligação ao IP-5.
Prevê-se que a obra seja concluída durante o ano de 2006.