A candidatura de Rui Dias, do PSD, à Câmara de Ílhavo comprometeu-se a transformar ideias e inquietações (sem especificar quais) relativas à educação, emprego, habitação, sustentabilidade, cultura, desporto e participação cívica, em ações concretas.
No final de um encontro com jovens na Gafanha da Encarnação, o candidato ficou convencido que «os jovens não só querem ser ouvidos, como estão prontos para contribuir ativamente para o desenvolvimento do concelho». E prometeu que «Ílhavo será́, cada vez mais, um município onde os jovens têm voz e impacto real».
Neste encontro, participaram Ricardo Silva Santos, ex-deputado municipal do Bloco de Esquerda, gestor cultural e analista político, e Carlos Pedro Ferreira, ex-candidato à Câmara de Ílhavo pelo CDS, engenheiro do ambiente e especialista em políticas públicas. Os dois levaram «reflexões valiosas sobre o impacto da juventude no poder local».
Os jovens nas «decisões políticas como uma necessidade para garantir que Ílhavo se desenvolve com visão, criatividade e coragem», segundo Rui Dias.