Águeda aponta 2050 para atingir zero gases de estufaÁgueda aderiu ao Pacto Climático Europeu, aponta a redução em 100% a emissão dos gases de estufa até o final 2050 utilizando «práticas mais sustentáveis» e pretende «incuti-las na sociedade, desenvolver e publicar um plano de cidade e realizar e divulgar uma estimativa dos riscos associados às alterações climáticas mais prejudiciais.
O município «ambiciona possuir um inventário de emissões recente, de forma a reduzi-las até a realização do inventário seguinte, e reportar as percentagens de emissões de GEE produzidas dentro das suas fronteiras».
Precisa de «convencer os seus habitantes, visitantes e parceiros a optarem por ações mais sustentáveis, visando num planeta mais verde» e pretende «alcançar objetivos relacionados com a área da energia renovável e da eficiência energética, medindo e relatando a participação das fontes de energia hidrelétrica, eólica, geotérmica, solar e de biomassa no consumo citadino». Planeia ainda que «mais de 20% da frota municipal seja elétrica, híbrida, plug in e hidrogénio».
«Compromete-se ainda a medir e a informar todos os munícipes relativamente ao consumo de carnes e lacticínios per capita e subsidiar a compra de frutas e legumes frescos, indicando determinados locais de comércio. Serão, também, incorporadas metas de segurança híbrida e uma estratégia de gestão dos respetivos recursos, economizando a água e fomentando políticas que lutem contra o desperdício alimentar».
Pacto e o Acordo Verde Europeu Lançado pela Comissão Europeia, o Pacto Climático (European Climate Pact | Climate Action (europa.eu) faz parte da European Green Deal (Pacto Ecológico Europeu | Comissão Europeia (europa.eu) e está a ajudara EU a cumprir o seu objetivo de ser o primeiro continente neutro em termos climáticos no mundo até 2050.O Green Deal visa tornar a economia da UE sustentável, transformando o sdesafios climáticos e ambientais em oportunidades, e tornando a transição justa e inclusiva para todos. Ao combinar a abordagem política do Green Deal e o apoio do Pacto Climático à ação individual, todos os níveis de governação e a população podem trabalhar em conjunto no sentido de limitar o nosso impacto sobre o clima.