Sábado, 18 Janeiro 2025
InícioAveiro1200 escolas vão à UA

1200 escolas vão à UA

Cerca de 18 mil alunos de 1200 escolas de vários ciclos de ensino de todo o País participam, entre os dias 27 e 29 de Abril, nas Competições Nacionais de Ciência -Matemática, Biologia, Geologia, Física e Português na Operação Pega-Monstro, no âmbito do Projecto Matemática Ensino (PmatE).

A operação tem como objectivos «o incentivo à utilização das tecnologias ao serviço da aprendizagem e à difusão do conhecimento; o desenvolvimento das capacidades individuais, intelectuais e do sentido crítico, em prol da equipa; contrariar a ignorância e o cepticismo face à ciência e demais áreas do conhecimento; desmistificar o medo perante o desconhecido; fomentar o desenvolvimento das identidades individuais para promoção do sucesso colectivo através de uma participação activa na sociedade».

Há valores inerentes a toda esta operação que são a permeabilidade à novidade, a aceitação e promoção do gosto pela diferença, a multiculturalidade, a flexibilidade, adaptabilidade e criatividade.

INFO Estas competições têm por base um software educativo, gratuito e disponível na Internet, que associa os conteúdos leccionados na sala de aula ao factor lúdico do formato jogo/competição, estimulando desse modo o estudo/aprendizagem das disciplinas.

Esta iniciativa pretende contribuir para o fortalecimento e difusão da cultura científica nacional, desmistificando o «bicho-de-sete-cabeças» por que são conhecidas as disciplinas de Matemática, Biologia, Geologia, Física e Português.

O conceito que lhe está subjacente é a personificação de quatro super-heróis – PI Miyoshi (Matemática), Clara FLORA (Biologia e Geologia), ÍMAN Nampula (Física e Química) e Sebastião TIL (Português) que congregam esforços no sentido de transmitirem valores positivos face ao estudo e à escola.

Estes super-heróis personificarão não só o espírito de equipa, como também a troca de conhecimento. Na sua concepção está a ideia de multiculturalidade, hoje um conceito muito em voga nas escolas face à grande mobilidade espacial. O âmago de toda a Operação é transmitir aos alunos que o conhecimento é acessível a qualquer um, basta despir os preconceitos criados pelo medo do desconhecido, desmistificar o «bicho-de-sete-cabeças» e entrar na Operação Pega-Monstro.

Notícias recentes