Foi apreendido este domingo na Mealhada cerca de 1.050 Kg de amêijoa japónica pelo Serviço de Investigação Criminal da Polícia Marítima, segundo comunicado difundido esta terça-feira.
Foi também apreendida a viatura de transporte e constituído um arguido, indiciado pela prática de diversos ilícitos de natureza criminal e contraordenacionais, ligados a esta atividade ilegal.
A GNR da Mealhada colaborou na operação intercetando a viatura onde os bivalves eram transportados com destino a Espanha (Galiza), depois de capturados ilegalmente no rio Tejo, com recurso a duas embarcações e artes proibidas.
Aquele serviço da Polícia Marítima pretende desmantelar organizações ligadas à atividade ilegal de apanha de amêijoa japónica no rio Tejo.
O Serviço de investigação Criminal da PM já apreendeu desde 2015, mais de 18 toneladas de amêijoa japónica, 7 viaturas, 14 embarcações, efetuou buscas em 4 armazéns ilegais de aquisição e expedição de bivalves e constituiu 9 arguidos em processos-crime»este combate à atividade ilegal de apanha e comércio de bivalves no rio Tejo».