A Universidade de Aveiro apresenta a 21 de Maio, no Departamento de Engenharia Civil da UA, o Laboratório de Estruturas e Resistência ao Fogo (LERF), uma infra-estrutura única no país, com a participação do Secretário de Estado da protecção Civil, Dr. José Miguel Medeiros.
A Universidade de Aveiro instalou, com verbas do projecto de Reequipamento das Unidades de Investigação, no seu Laboratório de Engenharia Civil, o único Laboratório de Resistência ao Fogo no país, dotado de um forno vertical com 3,10 m x 3,10 m de abertura livre, capaz de realizar ensaios normalizados de resistência ao fogo de acordo com a regulamentação Europeia em vigor.
Para além da investigação experimental no domínio da Resistência ao Fogo este Laboratório, poderá servir a Indústria nacional, permitindo determinar a resistência ao fogo de acordo com as funções desempenhadas pelos elementos de construção, nomeadamente, suporte de cargas (critério R), estanquidade a chamas e gases quentes (critério E) ou isolamento térmico (critério I).
Segundo Paulo Vila Real, responsável científico do LERF Laboratório de Estruturas e Resistência ao Fogo, o Laboratório terá como principais actividades a certificação de produtos de construção; o apoio ao desenvolvimento de produtos; o apoio às entidades licenciadoras e de fiscalização; a realização de ensaios de aferição e pareceres técnicos sobre a resistência ao fogo de elementos de construção; a orientação no domínio da legislação de segurança contra incêndio; a investigação experimental e numérica; a utilização de modelos de cálculo avançados; a avaliação e reabilitação de estruturas danificadas por incêndio; o desenvolvimento de software; e o treino de técnicos.
A Directiva dos Produtos de Construção criada em 1989 para eliminar as barreiras técnicas à livre circulação dos produtos de construção no Espaço Económico Europeu, estabelece a segurança em caso de incêndio como um dos seis requisitos essenciais a que as obras devem satisfazer.