O Presidente da República, Cavaco Silva, disse esta segunda-feira na Universidade de Aveiro que «não podia deixar de vir a Aveiro, sendo o «Roteiro para a Ciência, dedicada às Tecnologias Limpas».
Cavaco Silva incluiu a UA entre as instituições com trabalho realizado no «domínio das tecnologias avançadas» e conclui que a UA «está no bom caminho» no que respeita a parcerias com empresas.
A Reitora, Helena Nazaré disse que «a Universidade tem pautado o seu percurso pela aposta continuada em áreas e temáticas inovadoras, com elevado potencial para a promoção do desenvolvimento nacional e impacto regional, contribuindo para a resposta a necessidades da sociedade e antecipando sempre os novos desafios».
Segundo Helena Nazaré, «os projectos de investigação e desenvolvimento em curso na UA, na área da energia, reflectem a real capacidade de intervenção numa multiplicidadde de domínos: da produção de energia em que se inclui a diversificação das fontes energéticas através do aproveitamento do potencial eólico, da energia solar, da energia das marés, ou da biomassa, à racionalização da sua utilização, designadamente no que se refere à concepção e construção de edifícioos envolvendo novas práticas, novos materiais, e sistemas de controlo avançados».