A Escola Superior de Saúde da arranca o ano lectivo com todos os cursos adequados a Bolonha. Enfermagem, Fisioterapia, Radiologia, Terapia da Fala e Gerontologia vão estrear-se no formato Bolonha já em Setembro deste ano.
A decisão foi anunciada pelo Ministério da tutela através de Despacho que prevê um formato de 4 anos lectivos para Licenciatura e de 1 para Mestrado, nos quatro primeiros cursos, e de um formato de 3 anos para Licenciatura e de 2 para Mestrado, no caso da Gerontologia.
Os segundos ciclos têm início previsto para 2009, excepto o de Gerontologia, que arranca com as suas actividades lectivas ainda este ano.
A Licenciatura em Enfermagem, com 70 vagas, oferece uma «forte componente profissionalizante, incluindo logo no início dos 4 anos a prática profissional em vários organismos de saúde (hospitais, centros de saúde, clínicas públicas e privadas) com os quais a Escola estabeleceu protocolos de colaboração. Colocar a relação com o doente no centro da formação, como factor de humanização dos cuidados de saúde, é outra das grandes apostas da ESSUA, cujos cursos contemplam o desenvolvimento nos seus alunos de competências nas áreas da psicologia e da sociologia».
Além da actividade de enfermagem, estes licenciados poderão também participar na formação de enfermeiros e de outros profissionais de saúde e na gestão dos serviços, unidades ou estabelecimentos de saúde.
O curso de Fisioterapia, «com 22 vagas disponíveis para o ano lectivo 2008/09, pretende dar resposta às necessidades de profissionais de saúde em Portugal, nomeadamente no que diz respeito a técnicos de diagnóstico e terapêutica. Apresenta, por isso, à semelhança do curso de Enfermagem e ao longo dos seus 4 anos de Licenciatura, unidades de prática profissional em vários organismos de saúde (hospitais, centros de saúde, clínicas públicas e privadas) com os quais a Escola estabeleceu protocolos de colaboração.
«A existência de um curso na área da Radiologia reveste-se de particular importância, dada a escassez de técnicos qualificados para manipular equipamentos e sistemas já existentes em muitos estabelecimentos de saúde. O curso, com 22 vagas disponíveis para o ano lectivo 2008/09, forma técnicos de radiologia clínica habilitados sobretudo para intervir durante a fase de diagnóstico, mas também para a terapêutica, a prevenção e promoção da saúde, que trabalharão em conjunto com outros profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, etc.) em equipas multidisciplinares.
Com uma duração de 4 anos de Licenciatura e 1 de Mestrado, o curso de Terapia da Fala apresenta uma estrutura curricular do 1º ciclo de estudos em Terapia da Fala (Licenciatura em Terapia da Fala), com 22 vagas disponíveis para o ano lectivo 2008/09, procura reflectir a compreensiva diversidade de unidades curriculares que formam a base do conhecimento na área e seguir padrões de exigência de formação e competências profissionais definidos a nível europeu por grupos de trabalho temáticos do “Sócrates/Erasmus Thematic Network on Speech Communication Sciences” e pelo Comité Permanent de Liaison des Orthophonistes-Logopèdes de L’Union Européen (CPLOP).
O curso de Gerontologia, com uma duração de 3 anos de Licenciatura e 2 de Mestrado, pretende formar profissionais responsáveis pela prevenção, avaliação, tratamento e estudo científico do fenómeno de envelhecimento humano e problemas pessoais e sociais com ele relacionados.
O currículo do Curso de Licenciatura em Gerontologia – 1º ciclo, com 22 vagas disponíveis para o ano lectivo 2008/09, foi elaborado de forma a permitir que o aluno desenvolva competências em diferentes esferas de actuação relativas ao conhecimento, avaliação e intervenção. A sua duração é de 6 semestres, num total de 180 ECTS.