A PSP de Espinho deteve este domingo um indivíduo sobre o qual existem dezenas de Autos de Denúncia e Autos de Notícia em que é suspeito na prática de crimes de burla, furto e abastecimento de combustível sem pagamento, em vários pontos do país, havendo pedidos de diligências de interrogatório pendentes nomeadamente pelo Comando Distrital de Famalicão desta Polícia.
Trata-se de um homem, de 35 anos, taxista, natural do concelho de Braga, sem residência fixa, e foi detido no domingo por furto no interior de estabelecimento.
«Alegadamente, o indivíduo entrou numa padaria situada na cidade de Espinho, com o pretexto de proceder à troca de um montante de 30 Euros, que dizia ter em notas, por moedas, das quais necessitava», segundo comunicado da PSP.
Nessa altura, o funcionário do estabelecimento, «arranjou-lhe a quantia
solicitada em moedas, a qual colocou em dois pequenos sacos, por momentos, no interior do balcão. Aproveitando o descuido do funcionário, o suspeito furtou-lhe os referidos sacos e colocou-se em fuga, numa viatura automóvel».
Mas o funcionário decidiu perseguir o homem e interceptou-o no interior de uma mercearia próxima, onde foi detido pela Polícia.
Entretanto, a PSP apurou em que o veículo em que se fazia transportar «constava para apreender, por, alegadamente, o indivíduo não o ter devolvido, no dia 20 de Março, à firma que lho cedeu como viatura de substituição».
No interior foram encontrados alguns cheques, «que tinham sido furtados, há cerca de 1 mês, a um indivíduo».
A viatura, segundo a PSP, «apresentava 5 orifícios na lateral esquerda (aparentando serem resultantes de projécteis de arma de fogo), foi apreendida, bem como outros artigos que se encontravam no seu interior, nomeadamente roupas e outros cheques».
O indivíduo, natural do concelho de Braga, sem residência fixa, e «sendo o seu modo de vida a prática reiterada de ilícitos contra o património», foi presente ao Tribunal Judicial de Espinho, esta segunda-feira, tendo-tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção de apresentações semanais na PSP de Braga.