Sexta-feira, 4 Outubro 2024
InícioAveiroSouto na apresentação da TV móvel

Souto na apresentação da TV móvel

No dia em que a ANACOM realiza o workshop sobre a tv no telemóvel brodcast, o vice-presidente daquele organismo regulador está sob polémica com o PSD local. A entidade reguladora pode anunciar a antecipação do que estava previsto para 2012.

O director adjunto da ANACOM, Mário Soares de Freitas, admite que o serviço de televisão móvel poderá chegar antes de 2012, noticia o Expresso. Existem «ilhas» livres no espectro radioeléctrico que podem permitir antecipar o lançamento comercial da TV móvel broadcast em algumas regiões do país.

Numa primeira fase, a TV móvel avançaria quando a distribuição analógica do sinal televisivo fosse desligada com a entrada em funcionamento da televisão Digital Terrestre.

As redes e sistemas que servirão de base à TV móvel, os conteúdos e serviços que poderão ser prestados e o modelo de negócio desta nova realidade, são temas a debater esta segunda-feira, em Aveiro, num workshop promovido pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações e aberto ao público em geral.

«Televisão móvel: tecnologia e informação do futuro» é o tema do encontro realizado em colaboração com o DigiTag, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Participam o presidente e vice-presidente da ANACOM, José Amado da Silva e de Alberto Souto, e os ministros das Obras Públicas, Mário Lino, e dos Assuntos Parlamentares, Augusto dos Santos Silva, Peter MacAvock, do DVB Fórum; Peter Bury, Director dos Recursos Estratégicos do OFCOM; Roland Brugger, Director de Gestão de Frequências do IRT-Institut Rundfunktechnik; Alex Mestre Molins, Gestor de Marketing Estratégico da Albertis Telecom; Anna Herold, da Comissão Europeia; Olivier Blondeau, Director de Convergência e Normalização da TV Móvel, da Orange; Xosé Barreira, da Bren Entertainment; Guino Alberico, da RAI – Radiotelevisione Italiana; Pirre Marchal, da Qualcomm’s Media FLO Tecnhologies; Bosco Eduardo Fernandes, Presidente do UMTS Forum e do GSMA Joint Mobile TV Group, Daniel Sauvet-Goichon e Edgar Wilson, do DigiTAG,

Segundo a ANACOM, «ao reunir dois dos mais populares produtos de consumo de sempre: a TV e o telemóvel, a TV Móvel apresenta-se como um dos serviços que mais interesse desperta na indústria. Aliás, acredita-se que será a televisão o motor da procura de telefones móveis nos próximos anos. Mais do que uma outra forma de difundir programas de televisão e de usufruir da televisão e dos serviços audiovisuais, a TV Móvel consubstancia a possibilidade de assistir a qualquer conteúdo, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Workshop sobre Televisão Móvel

Notícias recentes