A medida SIMPLEX 063 – Certificação Simplificada de Cidadãos Estrangeiros no Acesso ao Ensino Superior permite que os estudantes oriundos de países terceiros da obrigatoriedade de se deslocarem ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para certificarem a regularidade da sua estadia em território nacional.
Este novo processo de certificação será demonstrado esta segunda-feira às 16:00h, na Sala de Actos Académicos do edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA), numa sessão com o Ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
O processo é simples: os alunos apresentam nos Serviços de Gestão Académica da Universidade de Aveiro os seus respectivos documentos (visto, passaporte ou documento de identificação pessoal) e estes serviços da UA, através de um equipamento para leitura automática destes documentos, acedem à base de dados do SEF, comprovando, assim, a regularidade da sua situação em Portugal.
A UA tem 848 estudantes de 68 nacionalidades diferentes matriculados.
A proposta, no âmbito do SIMPLEX 2009, partiu dos Serviços Académicos e Administrativos desta Universidade (actuais Serviços de Gestão Académica), na sequência do desafio lançado pela Secretaria de Estado da Modernização Administrativa ao Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.
A UA é «a instituição de ensino superior nacional pioneira na certificação simplificada de cidadãos estrangeiros no acesso ao ensino superior».