O Centro de Recursos Educativos Municipal da Câmara de Santa Maria da Feira promove este ano lectivo sete projectos educativos dirigidos a cerca de seis mil crianças dos jardins-de-infância, EB1 e EB 2/3 do concelho.
Os projectos são a Assembleia de Crianças, Oficinas Didácticas, ABC do Concelho, Escola a Mexer, Sábados para a Família, ESC+ e Formação a Pais.
A Assembleia de Crianças visa promover a participação cívica dos mais novos na construção de um concelho melhor, dando a conhecer os problemas da sua freguesia e projectando soluções, tendo em vista a sua concretização. Este projecto realizou-se pela primeira vez no ano lectivo passado, envolvendo 600 crianças do 4º ano do 1º Ciclo. Este ano, esses mesmos alunos vão dar continuidade aos trabalhos, abordando em profundidade temas como Território e Urbanismo, Solidariedade, Ambiente, Cultura e Lazer. Também os alunos do 3º ano do 1º Ciclo serão chamados a participar na Assembleia de Crianças, através de um “mandato” de dois anos. Numa primeira fase, as crianças vão fazer trabalho de pesquisa no terreno e, no segundo ano, vão dar a conhecer os problemas detectados.
Oficinas Didácticas contemplam actividades lúdicas, que têm como grande objectivo promover o conhecimento, dando uma nova visão da educação para a cidadania. Nestes encontros, as crianças dos jardins-de-infância e do 1º Ciclo do ensino básico (1º e 2º anos) serão sensibilizadas para a protecção do planeta, tradições e novas tecnologias. As crianças dos jardins-de-infância vão participar nas oficinas de Ciência e os alunos das EB1 vão participar em oficinas de Artes. Multimédia e Fotografia.
ABC do Concelho visa dar a conhecer as referências culturais e sociais do concelho, sendo um grande contributo para que os feirenses, a começar pelos mais novos, se identifiquem com a sua terra e tenham um conhecimento abrangente de todo o município. Este projecto destina-se a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico.
Para as escolas EB1 do concelho o CREM vai ainda dinamizar o concurso Escola a Mexer, que consiste na intervenção artística e lúdica no espaço da escola, desde pinturas murais, decoração dos espaços interiores e exteriores, criação de jogos permanentes e restauro de material. Com este concurso pretende-se estimular nas crianças o gosto pelo espaço escolar, ao nível da responsabilidade, respeito e sentimento de pertença.
Serviços de Apoio à Família contempla três acções: os Sábados para a Família, que proporcionam às famílias momentos de convívio e aprendizagem diferentes, fortalecendo as suas relações de afectividade; o programa ESC +, que marca o fecho do ano lectivo e que consiste numa mostra das actividades de enriquecimento curricular e dos vários programas, envolvendo toda a comunidade educativa; e a Formação a Pais, na área de Informática.