A IPSS Florinhas do Vouga começou a dar uma refeição na rua, à noite, aos sem abrigo de Aveiro, entre as 21h30 e as 22h30, no Rossio e na Estação da CP.
«Chama-se “Ceia com Calor” e pretende ser um prolongamento do serviço que a cozinha social da “Florinhas do Vouga” presta».
Segundo a instituição, «a realidade mostra que as pessoas que se dirigem à cozinha social para almoçar, fazem a última refeição do dia, nesse mesmo local à noite, por voltas das 19 horas e ficam sem comer até ao dia seguinte ao almoço».
É oferecido um lanche e uma bebida quente para que «a noite seja menos penosa para os sem abrigo de Aveiro».
As Florinhas contam com a «ajuda das pastelarias da cidade, mas este auxílio é garantido durante o período natalício, altura em que as pessoas estão mais solidárias”. Depois, não há certeza dos apoios, mas a ceia “está para ficar”».
A IPSS foi criada em 1940 pelo bispo então diocesana D. João Evangelista Vidal, com o objectivo de dar apoio as famílias carenciadas de Aveiro e as crianças de rua.
Desde essa altura foi criando outro serviços como o apoio aos sem abrigo, um centro de dia para idosos, creche e atl, serviço de apoio à comunidade, gabinete de acção social, gabinete de apoio a toxicodependentes e uma cozinha social, a funcionar todos os dias do ano, entre as 12 horas e as 13h30, para almoço e as 18 horas até às 19h30, para jantar, assegurando as refeições de várias centenas de pessoas.