“Não é possível garantir que o SAP da Murtosa volte ao horário que actualmente pratica”, segundo Humberto Rocha, coordenador da Sub-Região de Saúde de Aveiro, noticia Voz da Ria.
«A partir da primeira semana de Setembro as obras nas instalações do SAP da Murtosa obrigam os serviços a encerrar às 22 horas, durante um período de aproximadamente 3 meses. Por tal também as Urgências funcionarão entre as 20 e as 22 horas diariamente, estando abertas entre as 8 e as 22 horas aos sábados, domingos e feriados.
O internamento e o SAP nocturno serão feitos no Hospital Visconde de Salreu, enquanto que as consultas diárias dos Médicos de Familia: Joaquim Gomes da Silva, Maria Fátima Lopes, Ana Maria Santana e José Vila passarão para a extensão de SaÚde do Bunheiro.
O encerramento é justificado pela «reorganização dos serviços de saúde que está em curso no país. Segundo o responsável pretende-se melhorar os cuidados de saúde a prestar aos utentes e deste modo “concentrar recursos”. Partindo deste principio Humberto Rocha lembra que o Centro de Saúde da Murtosa “está a 8 kms do Hospital de Salreu” que “tem muito melhores condições para prestar esses serviços de urgência que o SAP da Murtosa”.
E para dar ainda mais força a esta ideia, o coordenador da Sub-Região lembra que “em média, apenas dois utentes por noite” se dirigiam ao Serviço de Atendimento Permanente quando em “apenas mais 10 minutos chegam a uma urgência a sério”.
Humberto Rocha admite que a nova organização dos centros de saúde e dos sap’s podem vir a fazer alguma alteração. São as respostas dadas por este responsável ás preocupações manifestadas pela Câmara da Murtosa que pediu uma clarificação de toda a situação. Tudo leva crer que o SAP venha mesmo a encerrar durante a noite de forma definitiva».