Quinta-feira, 12 Dezembro 2024
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Rota da Luz precisa de nova cara

A Região de Turismo da Rota da Luz (RTRL) deveria criar uma nova imagem de marca, através da alteração do actual nome e logotipo, uma vez que não identificam a região em que se inserem podendo, por isso, contribuir para uma deficiente promoção desta zona, noticia o JN.

«Esta é apenas uma das conclusões a que chegaram um grupo de profissionais que participam no MBA em Hotelaria e Turismo e de Destinos Turísticos, do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo. O estudo foi apresentado, ontem, em Vale de Cambra.

Os responsáveis por este trabalho entendem que a imagem da Rota da Luz “está mal definida” e que a aposta deveria recair sobre um logotipo “mais moderno, com cores fortes, linhas simples e mais apelativo”. Quanto ao nome, os profissionais do sector entendem que deveria ser mudado para “Aveiro Região”, uma vez que “assim identifica-se logo a zona a que nos estamos a referir e torna-se mais simples para os turistas”.

Para isso é necessário que a RTRL reforce as acções promocionais, com novos materiais e novas actividades de animação, tais como a participação em feiras ou a elaboração de press trips.

Neste campo da promoção, os participantes no MBA sublinham a importância de os direccionar para toda a região, contrariando o que acontece actualmente em que “os apoios e planos de promoção são orientados para a cidade”.

São vários os pontos fracos apontados neste estudo. A concentração dos atractivos apenas no sol e mar, a falta de profissionais qualificados e a deficiente cooperação dos organismos responsáveis pela promoção da região foram algumas das fraquezas identificadas.

Já os pontos fortes, centram-se, acima de tudo, no clima, na hospitalidade, nas boas acessibilidades, gastronomia e a proximidade com grandes centros urbanos. A extensa faixa costeira da RTRL pode também ser vista como favorável, uma vez que atrai bastantes turistas que procuram a praia, aliada à natureza.

E é neste campo, da natureza, que a Rota da Luz deveria centrar a sua política promocional da região. A mais valida do distrito se encontrar dividido entre o mar e a serra, possuir algumas reservas, deveria ser potenciada, defendem os responsáveis pelo estudo. O sol e o mar são outra das apostas a ter em conta, tal como a cultura que deveria ganhar cada vez maior importância nas políticas promocionais da Rota da Luz.

61 unidades hoteleiras existem na área da Rota da Luz. Este número (que engloba hotéis, pensões e residenciais), perfaz um total de 2953 camas disponíveis em toda a região. Contudo, a maioria destas unidades centram-se na cidade de Aveiro e nas zonas mais próximas da capital de distrito.

63 agências de viagem marcam presença na região, de acordo com os números da Rota da Luz. No que toca a serviços de apoio a turistas, existem ainda 31 rent-a-car, 150 restaurantes e 14 postos de turismo, espalhados por todas as cidades que integram a RTRL.» (JN)

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