Sábado, 12 Outubro 2024
InícioAveiroRibau insiste com Lino sobre a Ria e Marina

Ribau insiste com Lino sobre a Ria e Marina

O presidente da Associação de Municípios da Ria e da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, insistiu esta quinta-feira à tarde junto do Ministro Mário Lino para intervir na viabilização do projecto da Marina da Barra e na constituição da sociedade Polis com «plena capacidade legal, política e financeira» para uma gestão integrada na laguna, terminando com a dispersão de competências em várias tutelas ministérios.

O autarca falava durante a sessão comemorativa dos 200 anos da abertura da barra de Aveiro, durante a qual o Ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações repetiu o início de obras já divulgadas pela administração portuária, concretamente , o arranque das obras, em 2009, do prolongamento do Molhe Norte em 200 metros e a dragagem de um milhão de metros cúbicos e a respectiva transferência de inertes para protecção das praias da Costa Nova e Vagueira.

Para Ribau Esteves, viabilizar o projecto da Marina da Barra, reprovado por razões ambientais seria «honrar o contrato que fez com a sociedade privada». É preciso ainda, segundo Ribau Esteves, «desencalhar a Ria de Aveiro», ou seja, criar a entidade gestora da Ria e iniciar a sua requalificação.

Nos discurso das comemorações, o presidente da Administração do Porto de Aveiro, José Luís Cacho, realçou as obras das ligações terrestre e ferroviária, a participação financeira da APA no Porto da Figueira da Foz, e o esforço do investimento público e privado.

Notícias recentes