Segunda-feira, 2 Dezembro 2024
InícioAveiroRibau confirma negociações

Ribau confirma negociações

O presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, confirmou ontem que estão a decorrer negociações com a autarquia de Aveiro com vista à construção de uma nova estrada de ligação entre os dois concelhos, noticia o Diário de Aveiro.

«É um entre muitos assuntos que estão a ser trabalhados com a Câmara de Aveiro», salientou o autarca ilhavense.
As boas relações existentes actualmente entre as duas autarquias poderão facilitar a execução do projecto, falado na região há já vários anos.

Para o avanço da obra é necessário concluir o chamado Plano de Pormenor do Lago do Paraíso, refere Ribau Esteves.
Em recente entrevista ao Diário de Aveiro, o autarca do PSD referiu que a obra está actualmente «em forma de borrão». «Não exactamente a estrada panorâmica, mas aquilo a que nós chamamos o Plano de Pormenor do Lago do Paraíso: da Estrada Nacional 109 para Poente, todo o Lago do Paraíso, incluindo a zona do campus universitário que confina com esse lago e que tem a Norte o limite com o IP5 e a Sul a
Ponte Juncal Ancho», esclareceu.

«Toda a gente sabe que as vias panorâmicas, no sentido de colocar uma estrada em cima da linha de praia-mar de um leito de rio ou ria, hoje são impossibilidades legais totais. E ainda bem, porque esses são espaços nobres que devemos aproveitar para as pessoas e não para os automóveis», acrescentou.
A Assembleia Municipal (AM) de Aveiro vai debater a construção da via na segunda sessão ordinária de 2006, que já teve início na passada sexta-feira.
Élio Maia, líder do município aveirense (eleito pela coligação PSD/CDS-PP), não quer prestar esclarecimentos antes do debate na AM.
A construção de uma estrada junto à ria entre os dois municípios é uma discussão antiga na região e chegou a motivar algumas polémicas entre Ribau Esteves e o socialista Alberto Souto, que liderou a autarquia de Aveiro até 2005.

O aparente clima de cooperação que actualmente se vive entre as câmaras de Aveiro e Ílhavo contrasta com o ambiente de difícil convivência que num passado recente dominou as relações entre ambas.

Em Maio do ano passado, Alberto Souto e Ribau Esteves envolveram-se numa troca de acusações em torno da construção da via panorâmica, depois de o socialista ter acusado o município ilhavense de não ter feito «a sua parte» no projecto.

«Não houve nenhuma reunião de concertação entre as duas câmaras sobre as variantes e novos acessos que Ílhavo está a fazer a Aveiro», referiu Alberto Souto, que dizia desconhecer onde desembocam as vias que então estavam a ser construídas pela autarquia vizinha.
Ribau Esteves, como resposta, lembrou: «O PDM de Ílhavo não permite a construção de nenhuma estrada panorâmica de acordo com aquilo que se foi falando».

Salientando que a via de ligação Aveiro/Ílhavo estava «prevista», o autarca do PSD revelava que a «única possibilidade» de desenvolver o projecto seria através da revisão do PDM, logrando a «permissão de realizar um plano de pormenor naquela zona».

«Só depois dessa alteração legal é que o processo pode ter desenvolvimento. Estas são as questões objectivas e claras, tudo o resto é puro circo de quem não quer falar com rigor», acusou o edil há um ano» (Diário de Aveiro)

Notícias recentes