A Região de Turismo da Rota da Luz candidatou a Ria de Aveiro às «Sete novas maravilhas naturais do mundo».
Depois da campanha mundial de 2007 que elegeu as 7 novas maravilhas do mundo, a fundação “7 Wonders of the World” organiza uma acção de promoção da natureza e do meio ambiente.
Trata-se de uma candidatura «enquanto espaço de água de interesse mundial, no qual se verificam múltiplas realidades e vivências ambientais, com extraordinários recursos endógenos é importante para promover o seu reconhecimento».
Segundo o presidente da região de turismo, Pedro Silva, «ao candidatar a Ria de Aveiro como uma das 7 novas maravilhas naturais do mundo, pretendemos promover à escala global, o excepcional recurso que ela constitui. Pretende-se assim obter o reconhecimento deste valor universal, sendo certo que o anúncio de candidatura coloca, desde já, a ria de Aveiro no imaginário mundial dos espaços de elevado valor natural e ambiental.
Foi criado comité de apoio, que reúne organizações públicas e privadas que numa acção conjunta procura difundir o conhecimento global da Ria de Aveiro».
O modelo operacional é o mesmo, sendo que as candidaturas apresentadas serão sujeitas a um processo de escolha final pelo público em geral.