Quarta-feira, 30 Abril 2025
InícioAveiroQuercus insiste no metro de superfície

Quercus insiste no metro de superfície

A Direcção do Núcleo Regional de Aveiro da Quercus insiste no projecto do Metro de superfície para Aveiro, incluído nos cinco desejos para 2008 daquela associação ambientalista.

A Quercus deseja o «arranque definitivo do projecto do metro de superfície para Aveiro (ligação Águeda – Aveiro – Ílhavo)», fundamental para a mobilidade em toda a região e essencial para a melhoria da qualidade do ar em ambiente urbano e diminuição das emissões de CO2.

Para a Quercus, «apenas timidamente tem sido referenciado na agenda política e até ao momento sem consequências práticas». Segundo a organização, este projecto atingirá uma população alvo de aproximadamente 150 mil habitantes.

Outro dos cinco desejo é «que o Polis da Ria de Aveiro contribua para uma efectiva gestão ambiental deste espaço natural, a salvaguarda dos valores naturais, protegendo as áreas nucleares de conservação e de elevado valor paisagístico, interditando a construção urbana e de determinadas infra-estruturas nas proximidades das margens da Ria com a consequente afectação do domínio público hídrico, da Reserva Ecológica e da Reserva Agrícola».

Quanto ao projecto imobiliário Marina da Barra, deseja «o não acolhimento por parte da administração Central e Regional de uma nova tentativa de implementação do Projecto Imobiliário Marina da Barra nos moldes em que no passado foi apresentado e chumbado».

Sobre o projecto de Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico de Resíduos, deseja que o projecto seja «mais ambicioso do que o inicialmente previsto pela ERSUC, nomeadamente no que respeita às taxas de reciclagem e à utilização de novas tecnologias, como por exemplo a vermicompostagem».

O quinto desejo é um «uma maior intervenção e envolvimento dos cidadãos no que respeita às questões ambientais, nomeadamente através da identificação de atentados ambientais quer sejam efectuados por empresas, privados ou autarquias, efectuando pressão e denunciando os mesmos junto das entidades fiscalizadoras e com conhecimento público». Também deseja que «cada um de nós pôr em prática, no seu dia a dia, pequenas coisas que contribuem para o incremento da sustentabilidade ambiental da região e de forma mais global do país».

Notícias recentes