Quatro projectos de auto-emprego, dinamizados por empreendedores do concelho de Santa Maria da Feira em articulação com a Agência Local em Prol do Emprego (ALPE), foram apoiados pela campanha nacional País Solidário, num total de 12.415 euros, atribuída pela Cáritas Portuguesa – Porto que «será essencial para o arranque e desenvolvimento destas quatro iniciativas locais», segundo comunicado da autarquia.
O mesmo comunicado refere que, «o denominador comum aos quatro projectos – joalharia de autor, venda de produtos alimentares na internet, venda de produtos hospitalares e serviço de desinfestações – foi a dificuldade de acesso a outros programas de apoio ao empreendedorismo, o elevado potencial de viabilidade económica e a evidência de um perfil empreendedor».
Este apoio é dirigido à aquisição de equipamentos e materiais necessários à actividade empresarial incluindo campanhas publicitárias.
País Solidário «A campanha País Solidário é uma iniciativa da sociedade civil, que tem como entidades promotoras a Fundação Calouste Gulbenkian, a EDP, o Millenium BCP, a Caixa Geral de Depósitos, o BPI, o Santander Totta, o Montepio e o grupo Jerónimo Martins. Destina-se às famílias mais atingidas pela crise e que não beneficiem de qualquer sistema específico de protecção social, apoiando ainda iniciativas de auto-emprego, devidamente fundamentadas.
A Agência Local em Prol do Emprego de Santa Maria da Feira tem apoiado diversas iniciativas de auto-emprego. Desde o início do projecto, em 2006, foram acompanhados pela ALPE 210 inscritos que exploraram a possibilidade de criação do próprio emprego, tendo sido criados e dinamizados até ao momento, através desta estrutura, 28 negócios.
A Agência Local em Prol do Emprego é uma estrutura criada no âmbito do projecto Direitos & Desafios que tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e como entidade executora a Associação Pelo Prazer de Viver. Este projecto é co-financiado pelo PROGRIDE – Programa de Inclusão e Desenvolvimento do Instituto da Segurança Social.»