Duas equipas de prevenção da Esquadra Policial e das Brigadas de Investigação Crimina da PSP de Aveiro impediram esta madrugada, às 03:30h, a consumação de um roubo no interior de uma Instituição de Apoio Social, situada na freguesia de Esgueira, em Aveiro.
O cofre, que continha uma quantia em dinheiro «ainda não determinada, mas supostamente elevada, foi recuperado e transportado intacto para esta Polícia». A investigação do caso foi entregue à Polícia judiciária.
Segundo comunicado policial, «alegadamente, momentos antes, um grupo de pelo menos 4 indivíduos entrou, com violência, na referida Instituição, arrombando a porta principal com o auxílio de um pé-decabra, e apontando, de seguida, uma arma de fogo a uma funcionária. Após terem partido o vidro de uma das portas interiores, arremessando um vaso de plantas, subtraíram um cofre de grandes dimensões, carregando-o para o veículo em que se faziam transportar».
Depois de iniciarem a fuga, de automóvel, «foram logo interceptados» pela PSP a cerca de 300 metros do local, onde foi montada uma barreira policial. Ficaram encurralados, os tentaram fugir a pé na direcção de um eucaliptal, enquanto efectuavam vários disparos com armas de fogo contra os agentes policiais, os quais ripostaram com 4 disparos, com o intuito de salvaguardar a sua integridade física e impedir a fuga dos suspeitos.
O sítio tinha fraca iluminação o que ajudou à sua captura.
Não houve ferimentos a registar nos elementos policiais, «sendo desconhecidos, até à data, quaisquer danos físicos nos suspeitos».
O veículo utilizado para a consumação do ilícito foi apreendido, sendoq eu a Polícia apurou que terá sido furtado horas antes, em Oliveira de Azeméis.
A PSP apreendeu ainda, um gorro, uma chave-de-fendas, um pé-de-cabra e um invólucro de um cartucho de arma de fogo tipo caçadeira e apurou também, que os suspeitos tentaram furtar dois veículos automóveis próximo daquele local, não o tendo conseguido.