Quinta-feira, 11 Dezembro 2025
InícioAveiroPrémio e distinção europeia para finalistas

Prémio e distinção europeia para finalistas

Os alunos Jony Martins e Jonathan Ferreira, da Licenciatura em Engenharia Civil da Universidade de Aveiro (UA), conquistaram o Prémio Universitário Engenharia Civil 2007, atribuído pela Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM), considerado «o melhor trabalho escolar de projecto no âmbito da Construção Metálica e Mista».

O trabalho consistiu no «dimensionamento de um Passadiço Metálico elaborado na disciplina de Projecto desta licenciatura, valeu-lhes ainda uma distinção pela ECCS European Convention for Constructional Steelwork, com um diploma alusivo ao prémio».

Segundo comunicado da UA, «o projecto consistiu nos Cálculos de Estabilidade de um Passadiço Metálico com Estrutura atirantada e pilares de 18 metros de altura encastrados em blocos de fundação. Dada a esbelteza da estrutura, a sua altura e o facto de ser utilizada por peões levou a cuidados especiais relativamente ao seu comportamento dinâmico».

O projecto de arquitectura é da autoria de João Mesquita e a estrutura destina-se a desempenhar funções de miradouro no Parque do Monte do Pilar em Penamaior, requerido pela Câmara de Paços de Ferreira.

Notícias recentes