Terça-feira, 3 Dezembro 2024
InícioAveiro«Pobreza escondida» em Esgueira

«Pobreza escondida» em Esgueira

Esgueira recebe, hoje, o Executivo municipal para uma reunião aberta ao público em geral e a presidente da Junta, Romana Fragateiro, pretende dar a conhecer os problemas que afectam a freguesia, nomeadamente a falta de um Centro de Saúde e de habitação social, noticia o Diário de Aveiro.

«A Câmara Municipal de Aveiro reúne, hoje, pelas 15 horas, na Junta de Freguesia de Esgueira. Durante a manhã o Executivo faz uma visita à freguesia com o objectivo de conhecer melhor os seus problemas e as suas carências.

A presidente da Junta, Romana Fragateiro, antecipa algumas necessidades, destacando a falta de um Centro de Saúde. A autarca pretende questionar o Executivo municipal sobre o ponto de situação em que se encontra o projecto. A actual unidade de saúde, a funcionar no rés-do-chão da Junta de Freguesia, «não oferece condições dignas aos utentes». No entender de Romana Fragateiro, este espaço «já devia ter encerrado». Além da falta de condições, a Junta lamenta as despesas criadas pelo serviço, quer devido ao consumo de água, quer de luz. Romana Fragateiro refere que mensalmente o valor ultrapassa os 300 euros, mas que à Junta só são pagos pouco mais de 78 euros. A Junta de Freguesia está a tomar medidas e nesse sentido recorda que já pediu à Sub-Região de Aveiro um montante superior para fazer face às despesas que lhe são alheias.

Romana Fragateiro lembra que a Sub-Região solicitou, recentemente, à Junta de Freguesia para colocar lavatórios na unidade de saúde. A autarca não vai contra esse pedido, desde que essa colaboração não se traduza em mais um adiamento da obra.

Habitação Social falta na freguesia

A Acção Social é também uma área que preocupa a Junta de Esgueira. Romana Fragateiro salienta a necessidade de recuperar as poucas casas de habitação social existentes no Bairro da Bela Vista e entre Mataduços e o Paço, bem como aumentar a oferta neste campo.
A reparação das vias na freguesia deverá começar hoje, segundo indicações da Câmara à Junta. No entanto, a presidente questiona-se sobre o tipo de arranjos que serão feitos nas Agras do Norte, uma vez que se trata da única área que ainda não está servida com a rede de saneamento básico. No entanto, trata-se de uma zona onde os arranjos são considerados prioritários pela Junta de Freguesia.

Romana Fragateiro pretende também questionar a Câmara Municipal sobre o ponto de situação da ponte construída sobre a linha do Norte, que liga Esgueira às Agras do Norte. A obra está concluída, desde o mandato de Alberto Souto, mas a circulação está interdita devido à forte inclinação.

A sinalização (semáforos) ou a construção de uma rotunda na Estrada Nacional 109, junto ao restaurante Solar das Estátuas, é uma preocupação que a Junta de Esgueira quer voltar a recordar à Câmara de Aveiro, no sentido de diminuir o número de acidentes que ocorrem com frequência naquela zona.

A freguesia necessita também de mais parques infantis (pelo menos na Bela Vista, Taboeira e Mataduços), uma vez que só dispõe de um, em pleno centro de Esgueira, que necessita de ser reparado. Em toda a freguesia há necessidade de reforçar a iluminação pública.

A freguesia de Esgueira é parceira do Projecto RIA (Rede de Intervenção de Aveiro), mas segundo Romana Fragateiro, neste momento «não beneficia de nada», ainda que haja «muita pobreza escondida». Esta questão será também colocada ao Executivo durante a reunião pública de hoje.

A necessidade de reforçar as carreiras de transportes nas zonas mais afastadas, bem como determinados tipos de arranjos nas escolas, pagamento mensal (em falta) às colectividades, disponibilização de material para construção da Casa Mortuária de Taboeira e a necessidade de um Centro de Dia em Esgueira serão outros assuntos que Romana Fragateiro pretende tocar durante a sua intervenção.» (Diário de Aveiro)

Notícias recentes