O Plano de Urbanização de Oliveira de Azeméis (PUOAZ), deverá entrar em vigor no último trimestre de 2008, segundo Jorge Carvalho, coordenador da equipa técnica e para a linha do Vale do Vouga «preconiza-se a sua transformação em metro suburbano com «localização de estações junto a pontos nodais e a criação de intermodais de transportes junto à actual estação».
Quanto às linhas de água envolventes à cidade «poderão constituir-se, segundo o plano, numa «rede ecológica» com funções «ambientais e vivenciais».
A proposta do PU ficará concluída até ao final deste ano e entra na fase de recolha de pareceres técnicos antes de ser colocada em discussão pública em Abril do próximo ano e em meados de Outubro de 2008 o plano deverá estar aprovado e publicado. Já iniciados os processos relativos às restrições de utilidade pública ao nível das redes nacionais agrícola e ecológica».
Segundo o presidente da Câmara, Ápio Assunção, «o executivo terá no plano de urbanização uma ajuda preciosa ao facilitar a selecção das obras prioritárias para a sua inclusão nos planos e orçamentos».
Com o plano em vigor há uma noção «muito aproximada do investimento municipal».
O plano de urbanização – com horizonte até 2020 faz parte de «uma visão integrada e de um conjunto de instrumentos necessários ao desenvolvimento e ordenamento do território», segundo o autarca.
A proposta técnica realça como objectivos do PUOAZ «o reforço da função central da cidade» através da melhoria das entradas onde se aponta para a criação de nós no IC2 e de «espaços de recepção» em locais estratégicos: La Salette/hospital, zona escolar e zona industrial para onde está previsto um elevador integrado num futuro espaço comercial. Outro espaço de «recepção» está previsto para a zona intermodal a criar junto à estação da C.P.
O plano defende a criação de uma rede viária que favoreça as ligações com o exterior e de entrada na cidade, melhorando a mobilidade actual. «Algumas soluções assentam na futura variante à ER327 e na construção de uma via intermunicipal ao longo do rio Ul ligando a cidade a Cucujães e a São João da Madeira», segundo a Câmara.
O documento contempla ainda «o reforço das funções do parque La Salette e a sua articulação com o centro da cidade» e a «reserva de áreas» para estruturas de «importância regional ou nacional» que venham a ser equacionadas no futuro.
Segundo a Câmara, «a dinamização de parcerias entre proprietários, privados e a autarquia no plano das intervenções estratégicas do município é outro dado relevante no Plano de Urbanização. Uma medida à qual o coordenador da equipa técnica junta a participação dos promotores nos custos das infraestruturas públicas, libertando a autarquia de encargos financeiros.