A Assembleia Municipal de Aveiro vota esta segunda-feira à noite as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para este ano depois da maioria PSD/CDS-PP viabilizarem os documentos em reunião privada.
A Câmara apresenta um orçamento de 180,5 milhões de euros, mais baixo do que em 2007, que atingiu os 191 milhões de euros.
Na Câmara, os vereadores do PS votaram contra.
As contas municipais conheceram nos últimos três meses um crescimento negativo das dívidas, que a Câmara já justificou com o conhecimento de novos dados, após a disponibilização do relatório Final da audidoria às contas da Inspecção Geral das Finanças.
Uma verba considerável é para a construção da pista de remo do Rio Novo do Príncipe, em Cacia. A Câmara aplicará 2,9 milhões de euros.
Durante o ano de 2008, enquanto que será importante um encaixe com a privatização da Serviços Municipalizados já avaliados em 55 milhões de euros.
A Câmara pretende adquirir os terrenos onde se encontrava instalado o Centro de Saúde Mental, em S. Bernardo, por 1,1 milhões de euros, e investir 1,5 milhões coma a execução da Carta Educativa.
A autarquia espera ainda gastar 100 mil euros nas obras de adaptação do Convento das Carmelitas de um investimento total de 250 mil euros e na unidade de saúde de Santa Joana, o montante atingirá os 380 mil euros.
Em novas vias, entre as quais novas avenidas e outras vias, será aplicado perto de um milhão.
Na Ria, entre diferentes obras, a Câmara reservou uma verba que atinge 1,5 milhões de euros.