José Costa e Élio Maia, que deverá voltar a candidatar-se, têm pelo menos um ponto em comum. Os dois residem em S. Bernardo, de onde o actual presidente da Câmara é natural e foi presidente da Junta durante vários anos.
A concelhia promete uma Câmara «remoçada, renovada e transparente» com o candidato José da Cruz Costa, de 61 anos (comemora 62 este sábado).
O socialista é licenciado em Economia, com uma pós-graduação em Ciências Empresariais, especialização em estratégia.
Actualmente integra a bancada do PS na Assembleia Municipal de Aveiro e entre outros cargos, é membro do Conselho de Administração da FEDRAVE, docente de Recursos Humanos no ISCIA e preside à Comissão de Coordenação do programa de Desenvolvimento Cooperativo – PRODESCOOP.
No sector público, foi administrador da Universidade de Aveiro, Director Regional de Agricultura, vereador na Câmara de Aveiro e director da FORPESCAS.
No sector privado, o seu currículo integra a presidência da UNEFOR, administrador na Fundação João Jacinto de Magalhães, membro do Executivo da GRUPUAVE, presidente do Conselho de Administração de Matadouros da Beira Litoral, administrador da Lactogal, administrador do Mercado Abastecedor de Coimbra e presidente do Instituto de Desenvolvimento Agrário da Região Centro.
No sector cooperativo, foi director geral da Lacticoop e director administrativo e financeiro da Lacticoop.