Pedro Vaz é o novo presidente da Federação Distrital de Aveiro da JS, a ser eleito este fim-de-semana, na Mealhada, na XIV Convenção, sem lista opositora.
Luís Tovim e Augusto Leite foram nomes que chegaram a fazer parte de um grupo de possibilidades para avançarem com uma candidatura mas nenhuma se concretizou.
Em Outubro último, o Diário de Aveiro noticiou que «o actual presidente da Federação Distrital, Rodolfo Andrade, está há meses incontactável, não atendendo sequer telefonemas de colegas de partido», citando dirigentes locais da JS, que criticaram a inactividade da organização distrital.
Chegado à convenção sem adversários, o único candidato, José Vaz, já definiu as «prioridades» para o próximo mandato que é campanha pelo ‘sim’ à despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, «emancipação dos jovens, nomeadamente em matéria de emprego, habitação e educação», ordenamento do território e energias renováveis.
A convenção realiza-se no Hotel Três Pinheiros para votação da Moção Global de Estratégia de orientação política para o próximo biénio e eleger o novo Presidente da Federação e restantes órgãos.
Abriu este sábado e fecha domingo e para a sessão de encerramento está prevista a , participação do Presidente da Federação Distrital de Aveiro do PS, Afonso Candal, do Secretário-Geral da Juventude Socialista Pedro Nuno Santos.