Contrariando instruções do veterinário municipal, os patos do parque de Aveiro continuam à solta, noticia O Aveiro.
«Em Novembro de 2005, o veterinário municipal, Carlos Silva, deu instruções à Divisão do Ambiente da autarquia para avançar com a captura dos patos e gansos. “Os animais têm de ficar confinados a um espaço fechado para evitar o seu contacto com espécies selvagens”, explicou, na ocasião, o responsável.
Quatro meses depois, constata-se que está tudo na mesma, uma vez que as aves continuam a nadar livremente no lago, contrariando as instruções do veterinário municipal.
Em declarações a O AVEIRO, o vereador responsável pelo pelouro de Ambiente e Saúde, Capão Filipe, disse que a Câmara tentou alojar as aves em parques naturais, mas, até este momento, não obtiveram qualquer resposta.
Daí que a própria autarquia tenha decidido tomar a iniciativa e avançar com a construção de uma estrutura para confinar os animais. “Trata-se de uma estrutura que vai ser edificada num canto do lago, com rede apropriada, onde abrigaremos as aves”, explicou Capão Filipe, acrescentando que, actualmente, estão a ser adjudicados os materiais, devendo a estrutura ficar pronta a “breve prazo”. (…)» (O Aveiro)