Conquistar o poder da Câmara de Aveiro é o objectivo do PS, PSD e CDS-PP, nas eleições autárquicas de 2009 e este fim-de-semana ficou oficializado o grupo dos líderes concelhios dos partidos, com a eleição do presidente do PS, Raul Martins e Miguel Fernandes, do CDS-PP.
Pelos dois, juntamente com Rocha de Almeida, da concelhia do PSD, passarão as decisões das candidaturas à Câmara. Assumem particular importância os candidatos a presidente da Câmara.
Élio Maia, o actual presidente da Câmara será o candidato da coligação, do PSD ou do CDS-PP, porque uma aliança entre estes dois partidos pode não ser repetida em 2009. A coligação Juntos por Aveiro foi esta semana colocada em causa, precisamente pelo mandatário da candidatura de Miguel Fernandes, eleito esta sexta-feira, presidente da concelhia do CDS-PP.
O mandatário Vítor Silva, um ex-vereador na Câmara, nos anos de poder do CDS-PP, disse que a coligação não é boa para o partido, mas Miguel Fernandes já desvalorizou a declaração pública dizendo que ainda não é altura de falar disso mas admite que está tudo em aberto.
Ou seja, a concelhia pode apoiar uma coligação, ir a votos sozinho ou ainda uma terceira via, que passa por uma coligação com o PS.
O presidente do PS/Aveiro admite um entendimento pós-eleitoral com o CDS-PP, assim como Vítor Silva não coloca essa possibilidade de parte.
Para já, não há compromissos assumidos e o próximo passo pode ser do PS. Daqui por três meses, o PS já terá candidato.
A concelhia já fez contactos tem um nome que gostaria de apresentar como candidato mas não diz de quem se trata.