Sábado, 22 Março 2025
InícioAveiroO problema maior são as equivalências

O problema maior são as equivalências

Problemas relacionados com as equivalências dos estudos e cursos entre a Ucrânia e Portugal são uma das principais preocupações dos imigrantes ucranianos que vivem na região aveirense, noticia o JN.

«Lyudmila Bila, presidente da Associação de Apoio ao Imigrante, com sede em S. Bernardo, disse ao JN que para além das equivalências, também a falta de trabalho preocupa, “mas esse é um problema comum aos portugueses”.

“A legalização já não é um tema que preocupe a comunidade”, referiu a presidente daquela associação, salientando que, pelo contrário, “a preocupação de momento é a troca dos passaportes russos por ucranianos”.

A associação promoveu ontem uma reunião, em S. Bernardo, entre a comunidade ucraniana na região aveirense e o novo Cônsul da Ucrânia, Krasilhchux Volodimir, e elementos da embaixada em Lisboa, que juntou mais de uma centena de pessoas, entre as quais o autarca de Aveiro, Élio Maia. A reunião, para além de possibilitar o debate dos problemas com que se defronta a comunidade ucraniana na região, serviu ainda de preparação para a instalação do novo consulado da Ucrânia, no Porto.

Dois mil e quinhentos ucranianos estão recenseados pela Associação de Apoio ao Imigrante que está a funcionar na Junta de Freguesia de S. Bernardo. A associação, é segundo a presidente Lyudmila Bila , a maior associação de estrangeiros existente no nosso país. A comunidade ucraniana na região aveirense “está muito estabilizada”, com a chegada de familiares dos imigrantes que já cá estavam.» (JN)

Notícias recentes