Quarta-feira, 26 Março 2025
InícioAveiroNúmero de utentes da cozinha social disparou

Número de utentes da cozinha social disparou

O Presidente das Florinhas do Vouga alerta para a “procura extraordinária” de alimentos e outros bens de primeira necessidade, noticia o Diário de Aveiro.

«O presidente das Florinhas do Vouga, padre João Gonçalves, advertiu para o aumento acentuado do número de pessoas que recorrem aos serviços de apoio social da instituição. A cozinha social, que funciona no bairro de Santiago, é uma das valências mais procuradas.

Em entrevista ao programa “A Uma Só Voz”, da Aveiro FM e do Diário de Aveiro, o pároco adiantou que os utilizadores deste serviço se têm diversificado. “Não são só as pessoas que considerávamos pobres, desempregados, idosos… Hoje nota-se a presença de outro tipo de pessoas que nunca imaginaríamos que pudessem bater à nossa porta”. “É sinal de que a classe média está a ser atingida”, afirmou.

João Gonçalves realça a “procura extraordinária” de alimentos e outros bens de primeira necessidade. Famílias inteiras com crianças são vistas a recorrer ao auxílio da instituição particular de solidariedade social.

O incremento da procura obrigou as Florinhas do Vouga a reforçar os serviços de apoio. A cozinha social estendeu-se para um edifício contíguo para evitar a formação de filas de espera na rua, exemplificou.
A criação de um banco de emergência de bens alimentares e a construção de uma casa-abrigo são dois projectos que figuram na lista de prioridades da instituição, anunciou.

O presidente das Florinhas do Vouga denunciou, por outro lado, o alheamento da generalidade da população de Aveiro face aos problemas sociais. “Aveiro é muita vezes esquecida e alienada em relação a estas questões concretas das carências das pessoas”, avaliou.
A entrevista pode ser ouvida hoje (19 horas) ou domingo (9 horas) na Aveiro FM (96.5) ou lida em resumo na edição de amanhã do Diário de Aveiro. Diário de Aveiro – notícia não acessível on line

Notícias recentes