João Pedro Braga da Cruz, da Administração dos Portos do Douro e Leixões, irá substituir o socialista Raul Martins na presidência do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA).
Com o novo administrador seguirá ainda para a APA Angelo Pires, um vereador, eleito pelo PSD, da Câmara de Aveiro, e José Manuel Mota, quadro da APA.
Antes de Braga da Cruz surgiram outros nomes na imprensa, como prováveis sucessores e Raul Martins mas nenhum desses se confirmou, sendo os casos de Castro Vaz, um social-democrata de Aveiro a desempenhar funções na Alfândega da Figueira da Foz, Carlos Santos da Docapesca, na Gafanha da Nazaré e Rogério Madaíl, um economista de Aveiro.
A nova administração que cessou funções em Janeiro passado e mantinha-se em funções, com os vogais Luís Cacho e João Carlos Lages num mandato de 3 anos, desde que tomou posse em Janeiro de 1999.
A mudança ainda não foi consumada, mas encontram-se na fase final de formação de um novo Conselho de Administração, na sequência da mudança de Governo. Valente de Oliveira é o Ministro das Obras Públicas e Transportes que tutela o porto de Aveiro.
A APA, que sucedeu à extinta Junta Autónoma do Porto de Aveiro, é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos que administra o Porto de Aveiro.