O número global de visitantes do Museu Marítimo de Ílhavo foi, em 2007, de 53 000 visitantes, situando-o entre os mais visitados do país, segundo comunicado que faz o balanço.
Segundo a direcção do Museu, os objectivos de público fixados para 2007 «foram inteiramente alcançados. Dado o carácter especial da programação comemorativa dos 70 anos do Museu e os propósitos de sustentabilidade do crescimento de públicos». O objectivo apontado era «atingir os 50 mil visitantes e aproximar do record atingido em 2005».
A explicação principal «reside na comunicação do projecto cultural do Museu à escala nacional e internacional, na singularidade temática do Museu e na dinâmica programática que tem permitido renovar públicos e ampliar a respectiva base de recrutamento».
A remodelação do discurso expositivo do navio-museu Santo André foi também de grande importância para atrair público. Em 2007, o navio-museu significou 41% do nº total de visitantes do MMI.
De salientar, em 2007, em boa parte devido às acções de comemoração dos 70 anos de vida do Museu, o reforço da afluência de público local ao Museu e da identificação crescente da nossa programação com as comunidades piscatórias portuguesas, tendências que importa manter e aprofundar».