A Câmara da Murtosa e a Universidade de Aveiro apresentaram uma candidatura ao Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG IV, com o Projecto Bicare, no âmbito do Projecto Murtosa Ciclável.
A autarquia quer desenvolver uma mobilidade sustentável, numa rede de infraestruturas (vias cicláveis e espaços de paragem) e serviços básicos (segurança e logística) de um sistema ciclável local e regional; promoção de iniciativas que potenciem o uso da bicicleta, com as escolas, empresas e serviços públicos e promoção de actividades económicas de suporte ao lazer ciclável.
O objectivo será atingido com iniciativas culturais, artísticas e actividades tradicionais; a articulação da investigação e desenvolvimento de soluções com a economia ciclável local;
a definição um modelo de governação para melhorar a estratégia ciclável local e regional.
São 19 os parceiros do pojecto Bicare, além da Câmara da Murtosa e da Universidade de Aveiro, outras universidades, municípios e outras entidades da Alemanha, Itália, Espanha, Grécia, Lituânia, Estónia, Letónia e da Rússia.
O Programa Comunitário INTERREG (Interregional Cooperation Programme) «proporciona a cooperação entre instituições locais e regionais de diferentes países da União Europeia, Noruega e Suiça. Materializa-se no financiamento de projectos, nos quais as instituições discutem e transferem as suas experiências e, em conjunto, desenvolvem abordagens e instrumentos que incrementam as políticas de desenvolvimento regional e de modernização económica».