O Ministro do Ambiente, Nunes Correia, prometeu esta sexta-feira em Aveiro, avançar para a construção da barragem de Ribeiradio, em Oliveira de Frades.
A barragem a construir no Rio Vouga será lançada no próximo ano e a concretizar-se terá vários fins, que são a regularização do caudal, com efeitos no abastecimento, controle das cheias, além do abastecimento e produção de energia eléctrica.
O projecto é antigo e reclamado pelas autarquias ribeirinhas mas tem sido travado por diferentes motivos.
O ministro fez a promessa durante uma visita a Estarreja, durante esta manhã, referindo-se ainda ao processo relativo à gestão da Ria de Aveiro, que ainda não passou do papel.
Antes de assumir a presidência da União Europeia, Durão Barroso, enquanto Primeiro-Ministro do anterior Governo social-democrata, ainda assinou a decisão de criação do Gabinete da Ria de Aveiro, vocacionado para assumir uma nova gestão, centralizando competências dispersas com abrangência sobre a laguna.
O Ministro tem um novo plano, abandonando a ideia do Gabinete aprovado em Conselho de Ministros. Será através de um «consórcio» a assumir as competência sobre a Ria. Desse «consórcio» farão parte diversos organismos públicos, não-governamentais e também o sector privado.