Quinta-feira, 24 Abril 2025
InícioAveiroMinistério homologou a Carta Educativa de Aveiro

Ministério homologou a Carta Educativa de Aveiro

A Carta Educativa do Município de Aveiro foi homologada, segundo comunicou à Câmara de Aveiro a Direcção Regional de Educação do Centro, anunciou esta segunda-feira à noite o veredaor da Educação Pedro Ferreira.

Com a homologação da Carta, a Câmara poderá «em breve iniciar a construção do parque escolar»

A renoção do parque escolar de Aveiro está ligado a uma parceria com privados, que envolve a construção de 13 escolas e remodelação de outars tantas, à troca pela construção de quatro parques de estacionamentos subterrâneos no centro da cidade.

A Carta foi aprovada pela Assembleia Municipal em Dezembro de 2006 com o voto contra do PCP. Filipe Seiça Neves, do PCP, reprovou a falta de audição a agentes educativo e a entrada de privados.

Pedro Ferreira explicou que a entrada de privado se verificará no aspecto ligado a gestão de questões que não estejam ligados ao processo pedagógico, como, exemplificou os serviços de limpeza.

Na altura, Pedro Ferreira disse tratar-se de um «instrumento de planeamento e ordenamento prospectivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que seria necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recurso educativos, no quadro do desenvolvimento demográfico e socio-económico do município».

O social-democrata Armando Vieira, do PSD chamou à atenção para a necessidade de assegurar de transportes e Pedro Ferreira respondeu que a autarquia irá fazer um «esforço» para garantir essa nova necessidade. A carta prevê a passagem de 53 para 24 estabelecimentos, encerrando uma parte e criando outras.

Notícias recentes