Sábado, 5 Outubro 2024
InícioAveiroMetro pode «ser rentável» em Aveiro

Metro pode «ser rentável» em Aveiro

O presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, acredita que o metro de superfície «pode vir a ser rentável», declarou aos jornalsitas horas antes do início do seminário Metro Ligeiro de Aveiro – que repercussões na Economia, no Ambiente e na Mobilidade os justificam? marcado para esta sexta-feira.

Segundo o programa, o semínário organizado pela Câmara, realiza-se entre as 10:00h e as 17.30h horas, no Auditório da Assembleia Municipal, antigo edifício da Antiga Capitania. Ao final desta quinta-feira a Câmara dava conta da inscrição de 80 pessoas para o seminário.

A Câmara quer «ponderar a possibilidade deste meio constituir uma solução de transporte público a considerar, não só em razão da oportunidade da sua rentabilização sócio-económica, mas atendendo a eventuais benefícios ambientais e contextualizada no plano de uma política integrada de Mobilidade».

A autarquia retoma esta sexta-feira um processo que foi interrompido em 1996, recorda Élio Maia. «É altura de retomar o processo», diz, admtindo que o seminário é o «pontapé de saída» para uma nova fase da discussão deste projecto de mobilidade alternativa aos transportes rodoviários que admite ter um custo elevado.

Em termos de financiamento, admite que se não houver uma comparticipação exterior à Câmara o projecto pode não avançar.

Programa do seminário
10:00h Sessão de abertura
Presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, Presidente da GAMA – Grande Área Metropolitana de Aveiro de Aveiro, Ribau Esteves, e da Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

10.45 horas
Juvenal da Silva Peneda do CCRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte apresentará “Sistemas Ferroviários Ligeiros: custos e adequação”.

11.00 horas, Eexemplo de Almada com a comunicação “Almada: a um metro do futuro” por Mário Alves – Consultor em Transportes e Mobilidade.

11.45 horas
“Implementação de Sistema de Metro Ligeiro com aproveitamento de linhas ferroviárias pré-existentes: uma reflexão” é o tema proferido por Álvaro Seco do Metro de Mondego, seguido por Nuno Aleluia do Metro do Porto, com a intervenção “Metro do Porto, os primeiros anos do sistema”. Paulo Reis, da Transdev apresentará “Alargar Horizontes”. No fim da manhã haverá espaço para debate.

14.30 horas
O seminário começará às com a intervenção de Robert Stussi da Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico: “Outros modos – solução complementar ou alternativa”. Como especialista em Transportes e Mobilidade teremos a comunicação de Carlos Gaivoto com “Tram-Train e a estratégia de mobilidade sustentável e de desenvolvimento durável”.

Na área do ambiente, a QUERCUS far-se-á representar por Dalila Antunes com “Mobilidade Sustentável: Uma questão de Saúde Pública”, seguido de debate.

16.15 horas
Será apresentada a comunicação de Luís Coimbra da Alstom “Alstom: Sistemas Inovadores em Metros Ligeiros”

16.30 horas
Herbert Seelmann da Siemens intervirá com “Sistemas de Mobilidade Urbana da Siemens”.

16.45 horas, Debate, seguido do encerramento pelo Vereador do Pelouro da Mobilidade, Miguel Capão Filipe.

Notícias recentes