Se valer a ideia do presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, o candidato número um de cada distrito não será uma figura nacional, como tem acontecido, mas um nome de Aveiro, no caso deste distrito.
É uma novidade, a primeira vez «em 35 anos», disse o líder num jantar este sábado em Ílhavo, integrado nas comemorações da década laranja no Executivo Municipal da Câmara e Ílhavo.
Nas anteriores eleições, o PSD, assim como o PS e o CDS-PP tem colocado figuras de expressão nacional à frente das listas distritais. Nas últimas eleições assim aconteceu com Marques Mendes, que renunciou ao mandato depois de derrotado nas directas por Luís Filipe Menezes, Paulo Portas, presidente do CDS-PP, e Manuel Pinho, pelo PS, Ministro da Economia e Inovação.
Outra novidade que tem transmitido nestes dias, como o tem feito este fim-de-semana na região de Aveiro é o fim das quotas de filiado no PSD, mas já mereceu a contestação interna
Quanto ao autarca anfitrião, Ribau Estes, presidente da Câmara de Ílhavo, secretário-geral do partido, renovou a promessa de manter a liderança da autarquia até ao fim do mandato.