A maioria social-democrata garantiu, ontem, em reunião de Câmara, a aprovação do Relatório e Contas de 2005 da autarquia ilhavense. Os documentos apontam para uma realização financeira superior a 15 milhões de euros, noticia o JN.
«”Um aumento de 27% em relação a 2004″, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves, para quem a actividade desenvolvida em 2005 “recebe um balanço francamente positivo pelo cumprimento dos objectivos definidos, fechando com um relevante contributo para o desenvolvimento do município e para a elevação da qualidade de vida da população”.
O autarca destacou ainda que, apesar das dificuldades de natureza financeira e da relevante instabilidade política sentida ao nível do Governo, 2005 foi um ano importante para o desenvolvimento do município.
“Entendemos assumir todos os riscos, nomeadamente do aumento da dívida a fornecedores, pelo facto de nos colocarmos sobre pressão junto dos gestores dos Fundos Comunitários, na procura de vir a ter financiados mais alguns projectos de investimento até ao final da execução do III Quadro Comunitário de Apoio”, explicou
Ribau garantiu que, mesmo com o aumento do valor da dívida a fornecedores para um valor na ordem dos 14 milhões de euros, “a gestão financeira do município está devidamente controlada e equilibrada”.
PS discorda da estratégia
Os dois representantes do Partido Socialista (PS) discordam da estratégia seguida pela maioria social-democrata. Para além de criticar aquilo que considera ser a actividade desenvolvida em função do ciclo eleitoral, com uma grande fatia do investimento canalizada para o último ano de mandato, o vereador João Oliveira acusou o Executivo liderado por Ribau Esteves de repetir erros cometidos em anos anteriores, nomeadamente na assunção de riscos demasiadamente elevados na cativação de receitas.
“Conduziu a um resultado desastroso na cativação de fundos comunitários, apenas 14, 3% do previsto, e na venda de bens e investimento, com cerca de 24,5%” considerou o vereador socialista na reunião de ontem.» (JN)