A CIVITAS Aveiro – Associação para a defesa e promoção dos direitos do cidadão -comemora, o 59º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com várias iniciativas das quais se destaca a inauguração da exposição «Human Parade», a inaugurar esta segunda-feira, na Praça da República, em Aveiro.
A inauguração está marcada para as 12h00, e fica patente ao longo da semana, uma exposição «que procurará transmitir, de diversas formas, o pensamento das crianças e jovens, envolvidos no projecto “Rostos do Humano”».
De acordo com a CIVITAS, que apela à participação de todos os cidadãos na iniciativa, «haverá festa e animação, porque queremos construir uma vida melhor, uma cidade mais feliz, um mundo mais justo onde se desenvolva o respeito pelos direitos e liberdades, e não seja necessário proclamar de novo a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O espaço da nossa cidadania depende de todos e de cada um de nós!»
Segundo a CIVITAS, «apesar dos muitos anos que se passaram já sobre esta data, todos os dias, ao nosso lado, os mais elementares direitos cívicos continuam a ser violados perante a indiferença quase generalizada, e até, por vezes, conivência de todos».
A CIVITAS Aveiro, pretende «quebrar a apatia e provocar a reflexão».
Programa
08h00 – Montagem da exposição que ficará patente ao público durante toda a semana
12h00 – Inauguração da exposição
12h00 / 14h00 – Animação de rua
Música na Praça
Distribuição de folheto com a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Banca de venda do PIN da Civitas e Angariação de Sócios, com a entrega simbólica de uma fita que cada pessoa enlaça no pulso, sinal, para si próprio e para os outros, de que é um militante dos direitos humanos em acção.