A Universidade de Aveiro decidiu atribuir o grau de Doutor Honoris Causa a Jorge Sampaio, ex-Presidente da República Portuguesa e actual Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações, a 2 de Abril, a partir das 15h30, no Auditório da Reitoria.
A Universidade escolheu «uma figura com um percurso invulgar e verdadeiramente excepcional, em termos de pensamento e acção no âmbito da missão e dos valores de referência que guiam a Universidade de Aveiro (a educação, a ciência e inovação, a multiculturalidade e a lusofonia, a cidadania e o desenvolvimento humano)».
Jorge Sampaio junta-se a 22 personalidades contempladas com o título, de entre as quais, o Prof. Mário Corino de Andrade, o Maestro Fernando Lopes Graça, em 1988, o Prof. Richard John Brook, em 1995, a Dra. Maria Barroso, em 1997, a poetisa Sofia de Mello Breyner Andresen, no ano seguinte, ou o Prof. António Damásio, em 2003. Os últimos notáveis agraciados com o título foram o Eng. João Picoito e Gilberto Gil, a 15 de Dezembro de 2006, por altura do 33º aniversário da UA.