O novo quartel da GNR da Gafanha da Nazaré está a ser usado desde a passada segunda-feira. A Câmara de Ílhavo diz que não foi informada oficialmente e promete tomar uma posição oficial hoje ou amanhã, noticia o Diário de Aveiro.
«A GNR da Gafanha da Nazaré já está a funcionar nas suas novas instalações, apurou ontem o Diário de Aveiro. Desde a passada segunda-feira que aquela força militar ocupa o novo edifício, construído de raiz junto ao IP5.
A informação foi já confirmada pelo comandante do destacamento da GNR de Aveiro, Henrique Faria, referindo que a GNR da Gafanha da Nazaré se encontra a «funcionar em pleno» nas novas instalações.
A entrada em funcionamento do quartel verifica-se numa altura em que Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, insistia nas críticas à tutela pelos atrasos na transferência para as novas instalações. Ainda na terça-feira, à margem de uma conferência de imprensa para apresentação pública das obras de requalificação urbana no concelho, o autarca do PSD disse desconhecer a data de activação do novo posto.
Nessa ocasião, o líder do município ilhavense garantiu que não dispensava uma festa de inauguração para celebrar a «conquista de uma velha luta da população», ironizando que esperava ver o quartel ocupado «antes do Natal deste ano».
Isto porque em Julho do ano passado, o subsecretário de Estado da Administração Interna, Fernando Rocha Andrade, havia estimado que o edifício estaria apto a receber o corpo militar no Natal de 2006.
Esta semana, Ribau Esteves confirmou que já tentara obter esclarecimentos junto da tutela acerca da data de abertura do quartel, mas sem sucesso.
Ouvido ontem pelo Diário de Aveiro, Ribau Esteves revelou que a autarquia apenas soube da transferência da GNR «de forma informal» porque «um cidadão leu um papel que estava afixado na porta das antigas instalações». «A GNR não fez até este momento qualquer comunicação oficial nem à população nem à Câmara», vincou o autarca social-democrata, prometendo para hoje ou amanhã uma «posição oficial» sobre o assunto.
A construção do quartel da GNR na Gafanha da Nazaré foi adjudicada pelo Ministério da Administração Interna, em Fevereiro de 2005, por pouco mais de 900 mil euros. As instalações estão localizadas em terrenos que foram cedidos pela Câmara de Ílhavo a norte do IP5, na Rua Luís de Camões, em zona próxima à Escola Secundária.
Para além de um edifício destinado à parte operacional, o novo quartel integra ainda uma casa destinada à função do comandante do posto e uma cavalaria com capacidade para seis cavalos e, ainda, quatro canis.
Trata-se de um edifício de rés-do-chão e primeiro andar, situando-se neste piso uma zona de alojamentos com oito quartos. – Diário de Aveiro – noticia nao acessível na Internet