Sábado, 12 Julho 2025
InícioAveiroFrança pede apoio contra deslocalização da Yazaki

França pede apoio contra deslocalização da Yazaki

O deputado Armando França pediu ao Governo que use “todos os mecanismos ao dispor e, porque não, os representantes dos trabalhadores” contra a ameaça da deslocalização da Yazaki, em Ovar.

Numa intervenção na Assembleia da República, o deputado, ex-presidente da Câmara de Ovar, até ser eleito em Fevereiro para a AR, trata-se de um “problema grave, difícil é certo, mas que afecta directa e indirectamente milhares de pessoas e famílias no Distrito de Aveiro”.

O deputado lembra que “ao longo de 12 anos a gestão socialista em Ovar manteve-se atenta a esta grande empresa japonesa do sector das cablagens que, só em Ovar, emprega 2.000 trabalhadores”.

Quando soube, em Setembro último, que a empresa pretendia fazer uma reconversão industrial, “propondo-se iniciar um processo de despedimento de centenas de trabalhadores”, a Câmara oficiou ao Ministro da Economia e ao Primeiro Ministro do Governo PSD/PP, “sem qualquer resposta”.

Em Janeiro e Fevereiro deste ano, a Câmara, “interpelou de novo o anterior Governo, o IAPMEI e a Agência Portuguesa para o Investimento. Tudo em vão, tudo infrutífero. O Estado não quis saber.”

Com o novo Governo, “respondeu e recebeu em audiência, a Câmara Municipal de Ovar, e representantes dos trabalhadores e, ontem, a administração da YASAKI”.

Notícias recentes