A Câmara de Albergaria-a-Velha prepara um Programa de Formação para as Famílias, englobando temáticas que ajudem os pais a desenvolver novas competências na área da toxicodependência.
Na área de apoio à Estrutura familiar, do Conselho Local de Acção Social, será formalizada a candidatura do Plano Municipal de Prevenção das Toxicodependências
O Plano de Acção para 2006 visa a intervenção definidas no Plano deDesenvolvimento Social: o envelhecimento e melhoria dos equipamentos existentes (com a rentabilização das respostas sociais), a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens e a estrutura familiar.
Na primeira área de intervenção, a Câmara pretende em 2006 continuar a dinamizar o serviço de atendimento social, Telealarme e o Programa de Actividade Física Sénior. «Grande novidade» é a aposta na melhoria das condições dos Bairros Sociais, dotando as famílias, que aí residem, de competências pessoais, sociais e parentais.
Na área de ocupação dos tempos livres de crianças e jovens, continuar-se-á a realizar Campos de Férias nas pausas lectivas, bem como a dinamizar o Centro de Acompanhamento e Orientação Juvenil.
O Conselho Local de Acção Social de Albergaria-a-Velha é constituído por diversas entidades, entre as quais a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social.