Segunda-feira, 7 Outubro 2024
InícioAveiroFormação em arte digital na Fábrica

Formação em arte digital na Fábrica

São cerca de 50 os jovens que participam nos workshops que estão a decorrer na Fábrica de Ciência Viva, no âmbito do projecto Academia de Artes Digitais, noticia o JN.

«O objectivo é proporcionar aos participantes um primeiro contacto com as novas tecnologias, ligadas ao tratamento de imagem e som. Este projecto é desenvolvido pela Fábrica de Ciência Viva, em pareceria com a Universidade de Aveiro e o Teatro Aveirense, é apoiado pelo programa Aveiro Digital.

Os participantes têm a oportunidade de frequentar workshops de arte digital, som, imagem e design. Os trabalhos que estão a ser elaborados durante a formação serão apresentado no próximo fim-de-semana. “O que se pretende com esta formação é, antes de mais, dar a oportunidade dos formandos começarem a ter contacto com aquilo que serão as bases da arte digital. Podem fazer pequenas animações e performances, criar histórias que depois irão interligar com o som e a imagem”, explica Paulo Trincão, coordenador do projecto Academia de Artes Digitais.

A formação está a decorrer já desde o dia 3 e conta com a participação de pessoas de todas as idades. “O mais novo que temos cá tem oito anos e o mais velho 53”, acrescenta Paulo Trincão. Os cerca de 50 participantes têm disponíveis dez computadores e, por isso, dividem-se em grupo. Contam também com a ajuda dos formadores para criarem a sua própria performance.

De acordo com Paulo Trincão, o objectivo desta formação passa também pela criação das bases que poderão dar origem a uma Academia de Artes Digitais, em Aveiro. “Queremos criar condições para que Aveiro seja uma referência ao nível da arte digital. O processo de criação dessa academia abrirá ainda este ano”.» (JN)

Notícias recentes