A Universidade de Aveiro é a anfitriã da 8ª edição do Festival Nacional de Robótica, de 2 a 6 de Abril.
A organização é da Universidade de Aveiro através dos Departamentos de Electrónica Telecomunicações e Informática, de Engenharia Mecânica e do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática, em colaboração com a Fábrica – Centro de Ciência Viva de Aveiro, a 8ª edição do Festival Nacional de Robótica. De 2 a 6 de Abril.
Os participantes vão poder ainda assistir a demonstrações, palestras e visitas guiadas.
Nas diversas ligas de competição participam mais de duzentas equipas, algumas de Espanha.
São 600 que prestarão provas de Condução Autónoma (realizada desde a fundação deste evento), e nas provas que seguem as regras oficiais do RoboCup: Liga de futebol de robôs médios, Ligas de futebol júnior, Busca e salvamento júnior e Dança.
Paralelamente ao festival, decorre a 13ª edição do Concurso Micro-Rato, competição robótica que se realiza regularmente desde 1995. Este concurso desenvolve-se em duas modalidades: o «Micro-Rato», destinada a pequenos robots móveis e autónomos e a modalidade «Ciber-Rato», uma competição em ambiente simulado entre agentes robóticos virtuais.
O Festival Nacional de Robótica realiza-se anualmente desde 2001 e «tem como objectivo a promoção da ciência e da tecnologia, junto dos jovens estudantes dos vários graus de ensino e do público em geral».
Além das competições robóticas, realiza-se um «Encontro Científico» onde «investigadores, nacionais e estrangeiros da área da Robótica, se reúnem para apresentar os mais recentes resultados dos seus estudos».
O evento é apoiado pela Sociedade Portuguesa de Robótica, é de acesso livre e gratuito ao longo dos cinco dias.
As inscrições para as competições podem ser feitas até 22 de Fevereiro.