Segunda-feira, 16 Junho 2025
InícioAveiroFeira lidera projecto europeu

Feira lidera projecto europeu

O município de Santa Maria da Feira vai liderar um projecto europeu, candidato ao Programa Cultura com Espanha, Itália, Malta, Irlanda, Alemanha e Sérvia como países co-organizadores do “Chez Moi”, com uma duração de quatro anos (2008-2011) numa abordagem a temática da diversidade cultural no âmbito da comunicação nos espaços públicos, através de diversas manifestações artísticas, envolvendo os cidadãos, artistas contemporâneos e artesãos.

O investimento deste programa ronda os 3.900.000 euros, sendo que o investimento a realizar em Santa Maria da Feira atingirá nos quatro anos, cerca de 900.000 euros. Se o projecto for aprovado pelo Programa Cultura, o investimento global será comparticipado em 50%.

Sob a orientação do município de Santa Maria da Feira (no papel de organizador), o projecto “Chez Moi” envolve a participação mais seis seguintes entidades / países: Fundation Jaume Il el Just (Espanha); Comune di Nola (Itália); Soundscapes Culture Organisation (Malta); St. Patrick’s Festival (Irlanda); Theater Titanick Münster – LeipzigGbR (Alemanha); e Center za Kulturnu Animaciju (Sérvia).

O destaque será a técnica ancestral da pasta de papel, cuja revitalização se impõe, em termos de património e de ambiente e para isso, serão realizados diversos ateliês profissionalizantes.

O projecto prevê ainda a realização de três seminários, que vão reunir intervenientes europeus e internacionais, onde serão abordadas as temáticas do diálogo intercultural, do património imaterial e do ambiente.

Programa Cultura «Este projecto está inserido no trabalho de pesquisa que tem sido realizado pelo Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira sobre comunicação urbana em espaços públicos. O “Chez Moi” pretende abordar a diversidade cultural, os costumes, a arquitectura e as festas, que variam de lugar para lugar, ainda que com evidentes pontos comuns. “Para nos compreendermos melhor, nada melhor do que explorarmos aquilo que nos distingue. E, no final, o diálogo torna-se possível”, refere a candidatura apresentada ao Programa Cultura».

Notícias recentes