Quarta-feira, 30 Abril 2025
InícioAveiroEscolhido designer para Museu Arte Nova

Escolhido designer para Museu Arte Nova

A concepção do interior do Museu Arte Nova na Casa Major Pessoa, no Rossio, em Aveiro foi entregue ao designer Francisco Providência, Prémio Internacional de Produto Red Dot 2008, segundo comunicado difundido esta terça-feira pela Câmara.

O designer é Docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e colaborador da Autarquia Aveirense,

O Museu Arte Nova «estará voltado para o exterior e em estreita ligação com a comunidade aveirense, no sentido em que o seu espólio se encontra nas ruas da cidade», segundo om comunicado.

No interior do museu está prevista a concepção de uma casa de Chá “Belle Époque”; um Sector Permanente: através de um discurso expositivo interactivo e voltado para a visita à cidade e aos imóveis de pendor Arte Nova, os visitantes adquirirão conhecimentos sobre o contexto Arte Nova, a arquitectura, os intervenientes e os desenhadores; Laboratório de Ideias: pólo educativo intergeracional onde se desenvolverão actividades para várias faixas etárias que favorecem a interdisciplinaridade, aprendizagem, criatividade e imaginação e um Sector Temporário, com exposições temporárias.

A inauguração irá coincidir com a abertura da primeira exposição temporária, composta por diversos elementos de Arte Nova e a Câmara apela à participação dos que possuírem livros sobre Arte Nova, fotografias, plantas ou jornais antigos, objectos originais Arte Nova (mobiliário, porcelanas, vidros, candeeiros, joalharia…) para «partilhar com a cidade, através do empréstimo dos mesmos para a primeira exposição temporária». Deve ser feito um contacto com o Museu da Cidade, na Rua João Mendonça, n.º 9-11, 3800-200 Aveiro, através do telefone 234 406 485, fax 234 406 307 ou ainda do endereço electrónico museucidade@cm-aveiro.pt.

A Bolsa de Salvaguarda Arte Nova é um instrumento para o município e proprietários recuperarem edifícios da cidade de pendor Arte Nova, prestando apoio técnico; avaliar a isenção de taxas; avaliar e organizar a constituição de uma rede externa de mecenas, com o intuito de prestar apoio financeiro, funcionando a Autarquia como interface entre proprietários e empresas / instituições mecenas.

Nesta altura encontram-se em elaboração as normas de funcionamento, o inventário detalhado dos edifícios de pendor Arte Nova da cidade a integrar nos circuitos e no âmbito de intervenção da Bolsa.

Notícias recentes