A aquisição de 8 reguladores de fluxo, actualmente em consulta pública, para serem instalados em postos de transformação, o município de S. João da Madeira dá início à segunda fase da intervenção deste projecto de poupança no consumo de electricidade, que irá incluir a instalação de 20 aparelhos daqueles na região do Entre o Douro e Vouga, permitirão a redução na ordem dos 40% no consumo de electricidade.
O investimento em S. João da Madeira será de cerca de 64 mil Euros, sendo co-financiado pelo programa MAPE do Ministério da Economia e da Inovação. As intervenções no conjunto dos quatro concelhos representam um investimento de 350 mil Euros, com um retorno do investimento na ordem dos 3 anos devido às poupanças de energia no valor de 111 MWh/ano. Serão igualmente evitadas a emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 para a atmosfera.
Nos últimos três anos a EDV ENERGIA – Agência de Energia do Entre o Douro e Vouga tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo nos sistemas de iluminação pública da região, que representou em 2006, e de acordo com dados oficiais disponíveis, cerca de 3,5 milhões de Euros de encargos para as autarquias da Região do Entre o Douro e Vouga.
Em 2006 arrancaram as primeiras intervenções realizadas no âmbito de um Projecto pioneiro a nível nacional de promoção da Eficiência Energética na Rede de Iluminação Pública para aumentar a eficiência de mais de 150 circuitos e de 1.300 pontos de luz distribuídos pelos concelhos de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra.
Em 2006 foi executada a substituição de lâmpadas e luminárias em Oliveira de Azeméis e lançados os concursos públicos para as intervenções em Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, actualmente em execução. No global prevê-se a intervenção em 1.300 pontos de luz, com a introdução de lâmpadas e luminárias mais eficientes.